quantos-cabelos-caem-por-dia
Por - Kaloni

Quantos cabelos normalmente caem por dia?

Se você começou a perceber que perde mais cabelo que do normal, provavelmente já se perguntou quantos cabelos normalmente caem por dia? A resposta é fácil, naturalmente perdemos de 100 a 150 cabelos por dia, mas garanto que você tem as seguintes perguntas: O que faz com que mais ou menos cabelos sejam perdidos? Existe uma maneira de pará-lo?

Fatores que influenciam a perda normal de cabelo

No post que publicamos recentemente Fases de crescimento do cabelo –se você ainda não o leu, recomendo que o consulte–, explicamos como o cabelo tem um ciclo de vida que, dependendo da área, pode durar meses ou anos. Isto permite que as pessoas tenham cabelos compridos ou, se quiserem curto, precisam ir a uma barbearia ou cabeleireiro regularmente.

Estas fases do crescimento do cabelo nos permitem ter sempre cabelos renovados e podemos dividi-los entre crescimento ativo (fase anágena) e queda organizada (fase telógena). Mas também podemos encontrar diferentes fatores que aceleram ou interrompem o número de cabelos que você encontrará no travesseiro ou no chuveiro. Eu digo para você 3 dos mais importantes. 

A alimentação

quantos-cabelos-caem-por-dia-alimentacao

O cabelo é feito de queratina, formada por 18 aminoácidos e para sua preparação requer trabalho celular adequado, que depende de proteínas e cofatores, como vitaminas. Para explicar melhor isto, dou um exemplo. 

Você seguiu uma dieta extrema por querer perder muito peso rapidamente? Você sabe!: Um casamento, evento, reunião, final de ano, qualquer pretexto. 

No entanto, não vai com um profissional, porque você acha que ele não o ajudará, pois não é totalmente saudável perder tanto peso em pouco tempo e PUM! em três semanas nem perde peso adequadamente e, ainda por cima, você começa a perceber que os fios caem. Bem, eu disse a você que, quando faltam nutrientes ou esgotamos as reservas de uma vitamina, o cabelo se ressente quase imediatamente em sua qualidade, espessura, elasticidade e/ou cor. 

A falta de vitaminas no organismo é chamada hipovitaminose e os principais associados à perda de cabelo são: A, B, D e F, bem como a deficiência dos minerais Ferro, Zinco e Cobre. Portanto, é importante que toda dieta cubra a disponibilidade adequada destas vitaminas e minerais ou você verá seu cabelo cair.

Pensando em recorrer a suplementos vitamínicos? Não tome sem orientação médica. Deixe-me dizer-lhe que suplementos alimentares ou vitaminas são úteis apenas se houver uma deficiência. Isto significa que se você comer de maneira equilibrada e também consumir suplementos, poderá ver muito do seu dinheiro saindo pelo ralo, além de gerar hipervitaminose. É melhor sempre consultar um especialista.

Estresse

quantos-cabelos-caem-por-dia-estresse

Para as neurociências, o estresse é uma reação adaptativa do corpo para resolver situações específicas e, uma vez resolvida, devemos retornar ao estado de relaxamento normal. Mas você já parou para pensar que praticamente o mundo nunca havia vivido tanto estresse quanto agora? Vamos lá! Estamos falando de milhares de anos de evolução e nunca houve tantos elementos estressantes, como luz, sons, exigências, contas, família e quão complicado o trabalho se tornou. 

Como se vê, o estresse sustentado nos leva a estados de desgaste e envelhecimento prematuro através da criação dos famosos “radicais livres”. Estas são formas de oxigênio que interagem com outras moléculas do corpo e as “alteram”, tornando-as inúteis. Para esclarecer este ponto, você pode tentar o seguinte experimento: em um bife fresco e cru, coloque peróxido de hidrogênio e você verá como a carne é cozida com oxigênio simples por oxidação. 

Em seguida, podemos concluir que viver com estresse gera radicais livres no couro cabeludo, reduzindo o tempo de permanência dos cabelos no corpo (diminuindo o tempo das fases de crescimento). Viver com o estresse fará com que você perca mais cabelo e, pior, fará com que você perca mais folículos! 

Hormonal

5-alfa-dihidrotestosterona

É sábio dizer que pessoas com problemas hormonais podem ter perda de cabelo significativa. Por que isto acontece? Porque a pele desempenha papéis endocrinológicos (isto é, na regulação química) de maneira diferente em todo o corpo. Eu esclareço mais. 

A calvície androgenética é parcialmente mediada pela testosterona (hormônio sexual masculino), que será transformada na unidade pilossebácea em 5-alfa-di-hidrotestosterona (5α-DHT). Esta substância é responsável por encurtar a fase de crescimento do cabelo, para que o novo cabelo não atinja o tamanho ou a espessura de seus antecessores, tornando-se quase cabelo. Portanto, um dos alvos farmacológicos no tratamento da calvície é evitar a transformação da testosterona em DHT. Você já pensou ou observou que atletas ou pessoas que frequentam a academia e, sem ajuda médica, suplementam com testosterona para construir mais músculos, ficam mais carecas? Agora você sabe o motivo.

 O hormônio tireoidiano é outro hormônio que gera várias alterações (que são facilmente detectadas em um exame físico), incluindo: queda de cabelo. Por exemplo, o hipotireoidismo causa ganho de peso, fácil perda de cabelo e intolerância ao frio. Por outro lado, o hipertireoidismo faz com que o cabelo se torne quebradiço, o paciente tenha tremores e perda de peso. Portanto, é importante tratar a doença o mais rápido possível, por todos os efeitos orgânicos que ela tem. 

Finalmente, e para encerrar com um broche de ouro, temos a história de um shampoo para perda de cabelo que tinha hormônios femininos. Foi um verdadeiro escândalo, porque, embora o shampoo nos fizesse arrancar os cabelos, também fazia com que eles começassem a doer e a aumentar os seios por causa destes hormônios. Esta foi a razão pela qual o produto foi retirado do mercado.Você pode imaginar com cabelos abundantes, mas com seios? Não verdade?

A soma de todos os fatores

Alimentação, estresse, genética, ambiente poluído, horários de sono, uso de drogas são determinantes da saúde integral, incluindo a de nossos cabelos. Mas, para ser honesto, quantas pessoas de sucesso não reúnem a todos os fatores para acelerar a calvície?

Um profissional que mora em um ambiente poluído da metrópole, que come em qualquer lugar sem saber se os nutrientes são adequados, que trabalha mais de 10 horas, que perde até 3 horas em transporte, chega em casa e mal dorme 5 ou 6 horas diárias, e também tem parentes carecas, ingerindo medicamentos estimulantes e não realiza nenhuma terapia para controlar o estresse, tem uma alta probabilidade de sofrer de calvície. Isto soa familiar para você.  

 Diga-nos: Quantos fatores você reúne? Deseja um texto sobre gerenciamento de estresse?

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*