saúde do cabelo
Por - Kaloni

Plantas que podem promover cabelos saudáveis

A fitoterapia é um ramo da medicina que investiga o uso de plantas para prevenir, tratar ou curar diversos sintomas ou doenças. Seu uso em assuntos relacionados à saúde dos cabelos, oferece benefícios que vão desde uma melhora na circulação sanguínea até uma diminuição significativa da queda de cabelo. 

O folículo piloso é uma estrutura viva e suas fases de desenvolvimento são muito semelhantes às de uma planta. O bulbo capilar origina-se sob o couro cabeludo, que é comparável à raiz que cresce no subsolo e, assim como as raízes absorvem nutrientes para crescer, os folículos ocupam o suprimento sanguíneo para serem nutridos e realizam um desenvolvimento ideal. Neste post falaremos sobre as plantas que promovem a saúde do nosso cabelo e seus diversos benefícios. 

Melhoria da circulação sanguínea e crescimento do cabelo

Ginkgo: Consumindo esta planta em uma dose correta aumenta significativamente o fluxo sanguíneo para o folículo do cabelo e promove o crescimento de cabelo. Seu consumo é uma alternativa eficaz para o cuidado dos cabelos. 

Prímula: Esta planta é composta por vitaminas, minerais, aminoácidos e ácidos orgânicos apropriados para ativar a circulação sanguínea e impedir o progresso da alopecia. 

Dente-de-leão: A ingestão desta planta evita a contenção de líquidos e também possui atributos purificadores que favorecem a expulsão de toxinas. 

Cavalinha: O consumo responsável desta planta evita a retenção de líquidos e, graças ao seu alto teor de sílica, mantém os cabelos saudáveis. 

Favorecem  sua saúde e fortalecem os cabelos 

Boj: Embora seja essencial para proporcioná-lo topicamente, é um antisséptico que ajuda a manter o cabelo livre de toxinas. 

Urtiga: O uso desta planta traz consequências regenerativas para o couro cabeludo e auxilia na prevenção da seborreia e da caspa. É utilizado através da massagem com a ponta dos dedos, duas vezes ao dia: de manhã e à noite. 

Louro: Assim como a urtiga, possui atributos regenerativos para o couro cabeludo, ajudando a eliminar a caspa e a seborréia. 

Combatem estresse e controlam a queda de cabelo

Os estados de ansiedade e nervosismo são um dos principais promotores que incitam a queda de cabelo. Você pode encontrar uma infinidade de plantas que promovem o equilíbrio do corpo e ajudam a estabilizar nosso sistema nervoso:

Lavanda: Esta planta adequadamente relaxante pode ser consumida por infusão ou fornecida topicamente. Seus atributos calmantes facilitam o relaxamento e ativam o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. 

Chá de ervas: o chá de ervas neutraliza estados de nervosismo ou ansiedade. Seus atributos estão intimamente ligados às flores de tília que promovem o relaxamento. 

Ylang ylang : esta flor possui atributos calmantes que auxiliam no combate aos estragos da ansiedade. 
 
 Também fornece ao cabelo nutrientes para ajudar a retardar a progressão da alopecia. As plantas medicinais são uma opção eficaz na prevenção da queda de cabelo. Porém, seu consumo deve ser realizado sempre com a supervisão de um especialista, pois, se consumido na dose errada, pode ser tóxico ou prejudicar a saúde. 

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*