a-historia-do-transplante-de-cabelo
Por - Kaloni

A breve história do transplante de cabelo

Embora para nós hoje seja muito normal diariamente nos ajudar com tecnologia avançada e minimamente invasiva, alcançar esses avanços exigiu pioneiros que abriram caminho para a pesquisa e o transplante de cabelo não é exceção.

A primeira tese que incluiu um método de transplante de cabelo foi escrita em 1822 em Wurzburg , Alemanha, por Johann Friedrich Dieffenbach e seu professor Dom Unger , que realizou os primeiros testes em animais e humanos; antes: sobre si mesmo, no caso de Friedrich.

Johann Friedrich Dieffenbach

O procedimento consistiu em fazer orifícios no braço de Dieffenbach; havia 6 folículos, dos quais 2 caíram, 2 foram expelidos pelo corpo e mais 2 conseguiram se fixar e continuar a crescer. O cirurgião continuou a refinar sua técnica com o transplante de cílios, mas nenhum colega teve sucesso em aprender e executar a técnica.

Uma descoberta importante

Embora outros médicos tenham feito vários testes ao longo de vários anos, só em 1939 o médico japonês Shoji Okuda realizou o primeiro procedimento moderno de transplante de cabelo. Desenvolveu e utilizou pela primeira vez punções cilíndricas de 1 a 4 mm, embora preferisse os de maior calibre e acreditasse que o tamanho ideal era de 2 a 4 mm de diâmetro, porque “recolhiam muito cabelo intacto”.

Shoji Okuda

Seu estudo publicado foi em 30 casos com acompanhamento de longo prazo na perda de sobrancelhas devido à alopecia areata e hanseníase, alopecia cicatricial, púbico feminino atricosis ou hipotricose . Este estudo foi publicado na Revista Japonesa de Dermatologia e Urologia em 1939, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, o que iria inaugurar o silêncio constrangedor desta fase da história.

Foi até 1959 quando o dermatologista Norman Orentreich compartilhou os resultados favoráveis do transplante com uma punção de 4 mm, e embora tenha sido cunhado como o criador da atual técnica de transplante de cabelo, em 1970 compartilhou o crédito ao nomear a pessoa que fez o primeiras descobertas, chamando-se assim técnica de Okuda-Orentreich .

Recuperar o seu cabelo: é mais possível do que nunca

Orentreich nos daria mais clareza em outros aspectos com um conceito muito importante: dominância do doador; o cabelo implantado (retirado de uma área onde não há alopecia) manterá suas características originais da área de onde foi extraído, portanto, se for implantado em uma área com alopecia e com tecidos e características viáveis, crescerá; Ao contrário, se quiséssemos implantar um folículo de uma área alopécica em uma área com cabelo, não haveria crescimento.

Embora esses princípios no transplante capilar já representassem um grande avanço para as pessoas recuperarem seus cabelos, os resultados não pareceram completamente naturais, na verdade o termo “cabelo de boneca” nasceria devido aos padrões de crescimento de novos cabelos.

transplante do cabelo Orentreich

Muitos médicos em todo o mundo usaram essa técnica e também buscaram aperfeiçoá-la para evitar esses resultados não naturais. Fizeram com punções menores, por isso foram chamados de mini-implantes para quem trabalhava com 12 folículos e transplantes para quem trabalhava com 4 folículos, para obter resultados mais naturais. Esses métodos eram realizados cortando uma mecha de cabelo, suturando, extraindo os folículos e colocando na área receptora. 

Foi assim que surgiu a FUSS ( Folicular Unit Strip Surgery ) ou técnica da mecha, introduzida por Limmer , Rassman e Bernstein , entre outros, já na década de 1980.

 FUSS (Follicular Unit Strip Surgery)

Esta técnica, por ser por unidades foliculares, tem resultados mais naturais, aproveitando-se ao máximo cada unidade e os cabelos podem ser distribuídos uniformemente. Por se tratar de um procedimento que exige a retirada de uma tira fina de pele com cabelos da parte posterior da cabeça, é necessária sutura, o que retarda a recuperação e o retorno às atividades normais.

Apostando na técnica minimamente invasiva

Já no final da década de 1980, em 1989, o Dr. Ray Woods percebeu que a profundidade na inserção dos folículos era variável, de modo que, devido a isso, várias unidades poderiam ser afetadas. Por esta razão, ele estudou e praticou a técnica na qual aperfeiçoou a profundidade e o ângulo corretos para que as unidades foliculares estivessem posicionadas de maneira ideal para o crescimento do cabelo.

Desse modo, nasceria a técnica FUE (Extração de Unidade Folicular), conseguindo que os pacientes obtivessem resultados naturais, com um método minimamente invasivo, com um tempo de recuperação menor que a média, com cicatrizes pouco perceptíveis e com o cuidado do ângulo e profundidade necessária para o sucesso do transplante.

Claro, desta forma o uso de tecnologia era importante, como lentes de aumento para expandir a visão, punções menores, etc.

A técnica FUE representa uma grande oportunidade para continuar inovando; graças às suas características, desenvolveu-se a opção de transplante com cabelos longos.

O transplante com cabelos longos ( Long Hair Transplant / LHT) é uma solução com muitos benefícios, uma vez que não é necessário raspar a cabeça para realizar o transplante. 

Na Kaloni mantemos os cabelos com um comprimento de até aproximadamente 5 cm, e com o uso de instrumentos especializados, em conjunto com a expertise de nossos especialistas, procedemos à extração dos folículos, classificação, nutrição e implantação de forma semelhante à técnica FUE tradicional. Este procedimento ainda não está em todas as nossas clínicas, mas estamos trabalhando para levá-lo a mais filiais em breve.

ARTAS: Restauração Robótica de Cabelo

Graças à tecnologia e seu avanço, agora existe também a opção de utilizar um robô para a realização do transplante capilar, não por isso dispensa-se a presença de um especialista em implante capilar, mas representa um suporte muito eficaz para a extração folicular.

ARTAS

Após este procedimento meticuloso com ARTAS, o médico especialista irá colocar o folículo na área receptora, a obtenção de resultados naturais; É um procedimento minimamente invasivo, a recuperação é rápida e há uma grande precisão de extração e, portanto, não há danos aos folículos.

As técnicas FUE e LHT hoje são as que dão maior confiança pelos seus benefícios, as bases e competências foram aperfeiçoadas, assim como na Kaloni, onde nos dedicamos ao estudo e aperfeiçoamento da técnica para dar os melhores resultados à pacientes.

transplante do cabelo FUE Kaloni

Para a realização de um transplante capilar é necessária a avaliação de médicos especialistas, que determinarão se você é candidato aos diferentes procedimentos, pois lembramos que diversos fatores devem ser levados em consideração, desde idade, tipo e grau de alopecia, características do cabelo e couro cabeludo, à altura das suas expectativas a longo prazo.

Este é o caminho que nos tem levado a querer melhorar a qualidade de vida do homem, venha à Kaloni e obtenha uma avaliação para saber qual é o melhor tratamento para você.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*