transplantar o cabelo de outra pessoa
Por - Kaloni

Você pode transplantar o cabelo de outra pessoa?

Uma das primeiras palavras que vêm à mente quando falamos sobre transplante é a palavra “doação.” A doação é muito comum no mundo de hoje, de órgãos vitais (rim, fígado, coração etc.) ou outros, como as córneas, de doadores vivos (parentes ou pessoas com compatibilidade sanguínea) ou de cadáveres de doadores. Portanto, a questão tem uma certa lógica: se o transplante capilar é um implante cirúrgico, então… você pode transplantar o cabelo de outra pessoa?

É possível doar cabelos entre parentes?

Infelizmente isto não é possível. Quando a alopecia é grave, muitos dos os pacientes se perguntam se é possível que a doação de folículos capilares venha de um parente próximo. Isto não só não é possível, mas também no caso de feito isto, as possibilidades de rejeição se multiplicam. Por que isto? Existem três tipos de transplantes que os médicos realizam atualmente:

Autotransplante: O mesmo indivíduo é doador e receptor de seus próprios tecidos.
Alotransplante: corresponde à doação de órgãos ou tecidos de outro indivíduo da mesma espécie, raça ou mesmo sexo, com características genéticas semelhantes. Eles podem ser membros da família ou qualquer pessoa cujos recursos sejam compatíveis.
Xenotransplante: Consiste na doação de órgãos ou tecidos de outro indivíduo de outra espécie ou raça diferente (por exemplo, órgãos de animais, como suínos), ou até o transplante de órgãos artificiais.

Quanto mais diferentes as características do órgão ou tecido a ser transplantado, maiores são as chances de rejeição do leito receptor. Mesmo entre irmãos gêmeos, foi demonstrado que existe a possibilidade de rejeição de implantes de cabelo Em vez disso, os folículos se adaptam melhor ao leito receptor quando os tecidos e órgãos pertencem ao próprio indivíduo, uma vez que o sistema imunológico o reconhece como seu.

Portanto, recomenda-se que o transplante capilar seja removido da área doadora (área occipital) ou de outras partes do próprio corpo do paciente. Felizmente, na Kaloni, temos uma equipe especializada que pode projetar um procedimento personalizado de acordo com as expectativas de cada paciente.

O que é conhecido como uma área doadora?

A área doadora ou zona doadora refere-se à área occipital, de onde eles extraem os folículos que serão implantados na área afetada pela calvície (na parte frontal ou na coroa). A densidade da área doadora é calculada em quantidade de folículos capilares por centímetro quadrado, se houver boa quantidade deles, então você pode dizer que esta área tem densidade boa.

As principais áreas doadoras de um transplante capilar são a área da nuca e áreas laterais da cabeça, uma vez que os pelos desta área têm certas características genéticas que o tornam resistente à queda.

É possível que exista algum tipo de rejeição dos folículos implantados?

Como mencionado anteriormente, as chances de rejeição do auto-implante são mínimas ou praticamente nulas, mas há algumas coisas que devemos deixar claro. Nas primeiras semanas após ter feito um transplante, alguns pacientes experimentam um efeito chamado eflúvio capilar ou shock loss, isto é, perda aparente de pelos na área receptora do implante e geralmente é bastante comum após um transplante de cabelo. É um fenômeno temporário, uma vez que ao estimular o processo de crescimento do cabelo, a fase de queda é acelerada, mas da mesma forma, prontamente aparecerá o cabelo novo que crescerá de maneira normal, graças aos cuidados adequados.

O transplante de cabelo é a fórmula mais eficaz para combater a calvície. Na Kaloni temos 95% de eficácia graças ao nosso diagnóstico de forma adequada. Para cada paciente, temos equipe e equipamentos altamente capacitados para a realização do transplante e acompanhamos nossos pacientes até que sejam dados de alta 14 meses após do transplante capilar ter sido realizado.

Existe algum outro tipo de método doador?

Algumas grandes empresas dedicadas à cosmetologia estão trabalhando no desenvolvimento de impressões 3D, o que é conhecido como bioimpressão de um folículo piloso funcional. No entanto, estes processos ainda estão em fase experimental.

Outro grupo de pesquisadores do Centro Médico Irving da Universidade da Columbia (CUIMC) nos Estados Unidos também desenvolveu folículos capilares com um método baseado na impressão 3D para fazer crescer cabelo humano, o que poderia melhorar o acesso de um número maior de pacientes à cirurgia de restauração capilar e seria um avanço para a indústria farmacêutica. De acordo com um estudo publicado na Nature Communications, a equipe alimentou células com uma combinação de fatores que estimulam o crescimento do cabelo. Depois de três semanas de tratamento, folículos capilares humanos apareceram e eles começaram a “criar cabelos” artificialmente. Este método também precisa ser otimizado, mas são os primeiros passos para uma nova era no transplante capilar.

Fonte: kaloni.mx

Você também pode estar interessado.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*