O cabelo comprido pode ser implantado?
Por - Kaloni

Tendências de transplante capilar: O cabelo comprido pode ser implantado?

Sabemos que a alopecia é um padecimento que afeta quase metade da população a partir dos 30 anos e que, com a idade, este problema se torna mais evidente. Portanto,  encontramos cada vez mais frequente várias soluções para controlar a perda de cabelo e reduzir os efeitos da calvície.

Já falamos antes sobre algumas técnicas, como a clonagem capilar, que estão sob investigação para pôr um fim à alopecia.

No entanto, em 2020, o rei por excelência em técnicas eficazes contra a calvície ainda é o método de transplante capilar FUE (Extração Follicular Unida), mas com alguns detalhes aperfeiçoados sobre os quais falarei a seguir.

As técnicas de transplante capilar mais inovadoras

Vamos lembrar um pouco como a técnica de transplante capilar FUE funciona: primeiro as unidades foliculares são extraídas, uma por uma, da área doadora, usando um instrumento especializado chamado punch. Posteriormente, os folículos são colocados na área a ser tratada com outro instrumento chamado implanter.

Para realizar este procedimento, geralmente é necessário raspar a cabeça, pois cabelos muito curtos facilitam a extração e implantação.

No entanto, especialistas em transplantes desenvolveram globalmente instrumentos especializados com recursos que facilitam o transplante sem a necessidade de raspar o cabelo. É o caso da tecnologia Trivellini, da qual falarei em breve.

Como é realizado um transplante com o cabelo comprido?

O transplante com cabelo longo permite que os folículos se movam juntos com a haste capilar, mantendo uma longitude aproximada de até 5 cm. Parece simples, certo? Com certos instrumentos e a habilidade necessária do cirurgião, sim é.

O processo de transplante de cabelo comprido é essencialmente o mesmo da técnica FUE. A diferença está em dois aspectos fundamentais:

  1. Os instrumentos utilizados para a extração: é um punçh e um implanter que possuem uma abertura lateral na qual os cabelos longos são inseridos para facilitar a extração e a colocação dos folículos sem que a haste se enrole com o restante dos fios.
  2. A experiência dos médicos: Este procedimento envolve um trabalho muito mais detalhado e com maior cautela, pois requer uma visão muito precisa do médico para extrair apenas as unidades foliculares necessárias, sem afetar os cabelos circundantes na área doadora.

Vantagens 

Realizar um transplante com o cabelo comprido é sempre mais atraente para os pacientes, pois eles não precisam raspar ou mudar de look, e os sinais de terem sido submetidos a um procedimento são mínimos:

  • As cicatrizes da área doadora ficam escondidas sob cabelos compridos ao redor das extrações
  • Os pacientes podem ver desde o primeiro momento como é o cabelo comprido exatamente onde havia alopecia.
  • No dia seguinte ao implante, outras pessoas perceberão que têm uma densidade mais alta de cabelo, mas não poderão notar as crostas do procedimento a olho nu.

Desvantagens

  • Definitivamente para o pessoal envolvido no procedimento, esta tarefa é mais cansativa, pois requer mais tempo do que o habitual para extrair cada uma das unidades foliculares.
  •  Consequentemente, o número de folículos transplantados pode ser menor do que o que normalmente seria feito se o cabelo fosse raspado.
  • Isto pode levar o paciente a realizar um segundo procedimento para atingir a densidade desejada na área a ser tratada.

Recuperação e evolução de implantes

Com relação ao cuidado, recuperação e evolução dos implantes capilares, devemos dizer que eles seguem o mesmo processo da técnica FUE: Definitivamente sim, também os folículos implantados com cabelos longos passam por um estágio de eflúvio ou perda de choque: os fios de cabelo podem ser removidos entre o primeiro e o terceiro mês após o implante, porque o folículo passa da fase anágena (crescimento) para a fase telógena (queda) para iniciar o ciclo de vida do cabelo novamente e você verá novamente que o cabelo cresceu no final de um ano, aproximadamente.

Sem dúvida, este será um dos tratamentos que serão tendência nos próximos 5 anos, e a Kaloni promete permanecer sempre na vanguarda da restauração capilar.

Diga-nos: você faria um transplante com cabelo comprido? Deixe-nos seus comentários.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*