Dicas de autocuidado para homens
Por - Developer

Dicas de autocuidado que os homens devem ter em mente

Entendemos que autocuidado é cuidar de nós mesmos, cuidar da nossa saúde mental, emocional e física, mas vai além de um termo simples, é uma tarefa de observação, aceitação e ação em favor de nós mesmos.

O autocuidado não é novo, mas nos últimos anos sua importância se tornou visível.

Não é apenas tomar a decisão de ir ao médico se algo doer (e não suportar a dor), é tomar decisões que podem envolver desconforto de terceiros que esperam de nós determinado comportamento, entre outros exemplos.

As práticas de autocuidado não são egoístas, continue tentando e tente explicar a importância delas, mas não se desgaste se não quiserem ouvir. Algumas formas de autocuidado:

Ter horário de lazer

Levamos o trabalho muito a sério, mas o mesmo acontece com o nosso tempo livre? Ter um momento de desconexão é importante, e uma boa maneira é fazer algo pelo qual você seja apaixonado e que o afaste de suas preocupações. Certifique-se de em algum momento ficar sozinho, pois isto incentiva a reflexão e a escuta pessoal.

Diga como você se sente

Muitas vezes não sabemos bem o que estamos sentindo: raiva, tristeza, emoção, frustração … e tudo bem, o que importa mesmo é nomear o que está acontecendo dentro de nós. Uma forma de começar é listar os “sintomas”: sinto sono, sinto uma dor no estômago, sinto vontade de desaparecer, sinto vontade de correr, sinto falta de entusiasmo. Nomear as coisas faz com que elas existam e da existência você pode refletir, questionar e aceitar.

Compartilhe seus sentimentos

Disseram-nos que como homens devemos fazer tudo, mas isso não é verdade, se precisamos de ajuda ou apoio, vamos pedir. Falar sobre nossos sentimentos com amigos, parceiros ou profissionalmente com um terapeuta nos ajudará a melhorar nossa qualidade de vida e saúde mental.

Mimar-se

Aprenda técnicas de automassagem, alimente-se bem, durma bem, faça alguma atividade física … mostre ao seu corpo que você o adora. Isto não significa que você se escraviza a regimes proibitivos, mas que encontra o seu ritmo, seus gostos, seus hobbies e o momento ideal para se dar amor.

Seja honesto contigo

Embora não seja fácil, priorizar seus desejos e necessidades é fundamental. De um relacionamento em que você não se sente correspondido, de um trabalho que não o preenche ou de atividades de que você não gosta, isto pode drenar sua energia e gerar raiva, culpa e desconforto, que acabarão se traduzindo em infelicidade. Podemos mentir para os outros, mas nunca para nós mesmos.

Estabeleça laços significativos (exceto como casal)

Manter laços emocionais de amizade e família é muito importante; Respeito, empatia, apoio, acompanhamento e solidariedade podem ser alguns princípios que se compartilham e que se estabelecem como eixo da relação que se desenvolve. Não é necessário concordar em tudo com os entes queridos, mas é importante que sejam criados diálogos e acordos que nos façam crescer e sentir que, aconteça o que acontecer, não estaremos sozinhos.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*