genero-papeis-encurtar-nossa-vida
Por - Developer

Como os papéis de gênero podem encurtar nossas vidas

Você provavelmente já ouviu a frase que os homens morrem mais do que as mulheres; Isto geralmente ocorre em um contexto onde elas reivindicam seu direito à segurança e à vida em vista do aumento do feminicídio e da violência de gênero.

É importante esclarecer que, de fato, existe uma maior taxa de mortalidade entre os homens; entretanto, o contexto, os motivos e as formas são diferentes e não podem ser comparados no mesmo espectro. Embora tenham algo em comum: machismo.

genero-papeis-encurtar-nossa-vida

 “O homem é forte por natureza”

De acordo com as Estatísticas Mundiais de Saúde de 2019, os homens têm maior probabilidade de morrer de doenças não transmissíveis evitáveis ​​e tratáveis, o que pode se traduzir em uma exacerbação a ponto de se tornarem fatais devido à falta de atenção médica a tempo.

Associamos a doença à vulnerabilidade e fragilidade, dois aspectos que não são característicos do homem forte e viril que as sociedades machistas nos têm mostrado como exemplo a seguir, para que nossa saúde seja mais prejudicada por não comparecermos ao médico a tempo.

Também adoecemos e devemos buscar o nosso bem-estar, não é fraco, é o ser humano e sua natureza é suscetível.

“Os homens morrem mais por assassinato”

Segundo o mesmo estudo realizado pela OMS em 2019 por ocasião do Dia Mundial da Saúde daquele ano, os homicídios em homens são quatro vezes maiores que em mulheres e ocorrem em contextos muito específicos: brigas com outros homens, brigas entre gangues ou clãs (formados por outros homens), delinquência e crime organizado; Esses tipos de atividades são baseados desde sua constituição sob códigos sexistas e liderados por homens, em sua grande maioria.

As taxas mais altas são as da América Latina (30 por cada 100.000 homens), em comparação com a Europa, Ásia e Oceania (abaixo de 4,5 por cada 100.000 homens)1.

Os suicídios, por sua vez, também apresentam maior número de casos em homens. Uma chave, como diversos especialistas têm indicado ao redor do mundo, é a ideia de masculinidade tradicional: o papel do provedor, sendo dominante, invulnerável, competitivo e forte.

Lamentavelmente, a educação que a maioria de nós teve sob as ideias machistas nos impede de saber como lidar com emoções de frustração ou tristeza, bem como de buscar ajuda quando nos sentimos oprimidos por emoções negativas.

Isto pode chegar ao grau de sentimento de que não há saída em situações difíceis e acabar tragicamente com nossa vida.

genero-papeis-encurtar-nossa-vida

Podemos ser parte da mudança

Embora estas cifras sejam mostradas em todo o mundo e possamos acreditar que fazer uma mudança a nível mundial seja praticamente impossível, nesta situação a ideia de começar a mudança em nosso círculo mais próximo e esperar que ele cresça cada vez mais se aplica.

Felizmente, as masculinidades estão mudando e se transformando de maneiras mais saudáveis ​​e equitativas, eliminando os papéis de gênero impostos há décadas que afetam tanto mulheres quanto aos homens. 


[1] Estudo Mundial da UNODC sobre Homicídios

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*