movember-no-shave-november
Por - Kaloni

Movember e No Shave November: contra o câncer de próstata

Você já ouviu falar sobre o Movember? E sobre o No Shave November? A partir de novembro você vai escutar. Ambas são fundações e ganham grande relevância ao longo do mês, lançando suas campanhas com as quais convidam indivíduos de qualquer país a cultivar bigode e barba. A ideia é que aqueles que se juntam a qualquer um dos dois movimentos experimentem seus estilos, que apareçam com um bigode no estilo do Dalí ou com uma barba como a do Che Guevara. Quanto mais impressionante a aparência, melhor, desencadeando assim a conversa sobre a saúde do homem.

O objetivo das campanhas é conscientizar e gerar diálogos, principalmente, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Cada um entende isto motivando ações específicas. Da mesma forma, seus esforços estão crescendo com o apoio a mais doenças que também afetam os homens, que são estudadas e tratadas por diferentes organizações em todo o mundo.

Vamos falar primeiro sobre o Movember ou Novembro Azul

Começou na Austrália em 2003. Seus fundadores, Travis Garone e Luke Slaterry, tiveram a ideia de trazer de volta a moda do bigode enquanto conversavam em um bar em Melbourne. Eles não tinham algo concreto, no entanto, a nostalgia por essa moda foi gradualmente transformada até se tornar uma pequena ativação que consistia em encontrar 30 homens dispostos a deixar o bigode crescer. A convocatória foi bem sucedida.

E logo? A capacidade desse movimento de gerar conversas inspirou os iniciantes e os participantes a levar os bigodes para o próximo nível. Assim, eles criaram a Fundação Movember (combinação de palavras em inglês: “mostache”, que significa bigode; e “november”, novembro).

Desde o primeiro dia, o objetivo da fundação tem sido fomentar o diálogo e a conversa sobre câncer de próstata e testícular, bem como prevenção de suicídio e saúde mental. Para que isto se concretize, todo ano, incentiva os homens a não cortar o bigode e ser uma espécie de outdoor da saúde masculina.

Outra tarefa importante do movimento é arrecadar fundos para o financiamento de pesquisas, no momento, focadas no câncer de próstata e testicular. Segundo o site oficial, até agora eles investiram em mais de 800 projetos científicos.

Se você quiser participar, lembre-se de não fazer a barba de 1 a 30 de novembro. Você também pode visitar o site oficial e aprender mais sobre as causas que eles apoiam; Ou junte-se à conversa nas redes sociais. Faça o upload da sua foto com bigode (pode ser real ou postiça) e use as hashtags #movember, #mobrother ou #mosister (como são chamados os promotores destas campanhas).

É a vez de No Shave November (Não faça a barba em novembro)

Está funcionando há vários anos, mas ganhou força e começou a viajar pelo mundo em 2009, quando membros da família Chicagoland Hill decidiram usar o mês de novembro como uma desculpa para falar sobre a saúde dos homens. Esse projeto foi extremamente especial para os oito filhos dessa família, depois que seu pai, Matthew Hill, morreu de câncer de cólon em 2007.

No Shave (anglicismo que significa não fazer a barba) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a conscientizar sobre o câncer e levantar fundos para apoiar a prevenção, pesquisa e educação sobre a doença.

Então, o que fazer? Ao contrário do anterior, incentive os homens a que deixem crescer não apenas o bigode, mas também a barba.

A ideia do No Shave November é que o dinheiro que as pessoas poderiam gastar em todos os serviços e produtos para barbear seja doado à American Cancer Society ou a outras fundações que trabalham na pesquisa contra o câncer.

Para ingressar no movimento, basta esquecer o barbeador por 30 dias e aprender mais sobre as causas que este movimento apoia.

Abrindo conversação sobre a saúde do homem

No final do dia, o Movember ou Novembro Azul, e o No Shave November visam abrir um espaço de diálogo para colocar refletores sobre a importância da assistência à saúde humana.

Celebridades como Brad Pitt, Ryan Gosling e George Clooney se juntaram aos movimentos para apoiar as causas. 

Como você pode ver, as maneiras de participar são diversas e bem-vindas. Através das nossas clínicas da Kaloni, convidamos você a participar da conversa e cuidar da sua saúde. Cuide-se, procure um especialista e descubra como prevenir e detectar o câncer de próstata a tempo.

Este ano, você se juntará a estes movimentos?

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*