o-que-significa-ser-homem
Por - Kaloni

O que significa ser homem atualmente?

Tentar definir o que significa ser homem nos dias de hoje nos leva a mergulhar em uma série de pensamentos e crenças. 

É surpreendente como o estereótipo do homem ainda prevalece como indivíduo fisicamente forte, rico e dominante. No entanto, é preciso reconhecer que a pressão para que os homens se adaptem a esta imagem tem repercussões negativas para a sociedade. Por isto, é importante repensar esta definição de ser homem. Vamos começar com uma análise histórica.

Ser homem na história

Sem dúvida, o mundo muda e é nosso desafio diário é mudar com ele. Nossos genes ainda se lembram de quando caçávamos por dias, apesar das intempéries e dos perigos.

Nossa preocupação e força nos levaram ao impensável: controlar a vida, reproduzi-la, entender os segredos da natureza e formar lares alicerçados em segurança com a confiança de que todos os dias seriam melhores, vendo nascer a era dos proprietários de terras.

Por centenas de anos, os proprietários de terras lutaram para dominar territórios, até mais tarde aparecerem os novos “titãs”: grandes máquinas criadas por nossas melhores mentes, máquinas que facilitaram o trabalho e nos fizeram avançar em enormes etapas, realizando o trabalho de 100 pessoas em minutos

Naquela época, possuir uma empresa fazia de você um líder, o forte, que tinha uma opinião, porque, sem aviso prévio, muitos careciam de trabalho, porque eram deslocados por máquinas e os que pertenciam a uma empresa eram mal pagos. Enquanto esses titãs trouxeram o “mundo moderno”, eles levaram mulheres e crianças para fora das casas, porque os recursos não eram suficientes e nós e eles conhecíamos os problemas econômicos do lar. Não podíamos mais fazer o que os homens sempre faziam: calar a boca e resolver, porque a casa já dependia de um novo modelo: trabalhar em conjunto.

O homem moderno: novos líderes

Com o tempo, substituímos as deficiências causadas por nós mesmos como espécie e novos modelos de masculinidade surgiram na dinâmica social e familiar. Não estamos mais sozinhos na contribuição para o lar, quando as mulheres se juntaram e se adaptaram à luta. Assim, juntos, demos às novas gerações uma maneira diferente de se desenvolver: um comportamento equitativo e uma tendência a se especializar para pensar mais.

Com os estudos universitários especializados, nasceram os novos líderes: homens que não são mais caçadores, guerreiros e meros administradores. Estes líderes são especiais, porque não apenas exigem força física para passar horas estudando, mas também grande disciplina para gerenciar os tempos prementes. Aquele homem com mais preparo ou estudos é o admirado, aquele que representa o pensamento, o medidor, quem toma decisões sobre a vida das pessoas, sendo este o modelo do novo alfa, que compartilha seu pensamento, se cerca de especialistas e contribui em casa, não apenas com dinheiro, mas experiências, iniciando algo que nunca havíamos feito: complementar e cuidar de nós mesmos com nosso parceiro.

Agora, mais do que nunca, uma renovação está chegando, e a entidade primitiva emergiu da lama para combater o duelo da mente, a agressão do mercado, a formação de novos projetos digitais e novas formas de comunicação. Agora, dizer que nossos sentimentos se tornam nossa força; A comunicação com o ente querido torna-se crescimento de ações e as lutas em união tornam-se grandes vitórias.

Modelos masculinos positivos

Ser homem hoje envolve muitos desafios, incluindo: questionar a cultura patriarcal que prevalece há séculos. Envolve evoluir pessoalmente e socialmente, significa amadurecer emocionalmente e livrar-se das obrigações machistas prevalecentes no modelo tradicional de masculinidade.

O homem de hoje é complexo, porque vence batalhas gigantes em diferentes espaços e universos. Do engenheiro de sistemas que protege os grandes bancos, do médico que opera com robôs e do advogado que defende marcas nacionais internacionalmente, todos eles se tornam heróis da vida cotidiana.

Sua força está em sua mente e é projetada em seus gostos, escolhas, segurança e atenção à família e, acima de tudo, atenção e autocuidado.

O conceito de homem não apenas mudou, ele foi favorecido na força de suas decisões: marca tendência, expressa saúde e dinamismo, se organiza e veste para superar seus próprios objetivos diários.

Os homens hoje se renovam, evoluem e transcendem em tudo o que fazem, porque ser homem é muito mais do que a soma da nossa história. Ser homem é mais do que você pensa.

Fonte: kaloni.mx

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*