fases-de-crescimento-do-cabelo-destacada
Por - Kaloni

Fases de crescimento do cabelo

Quando falamos sobre a pele como um órgão inteiro, é difícil entender que ela tem múltiplas funções, desde metabólicas, como a produção ou síntese de vitaminas graças aos raios solares, até mudanças estruturais muito importantes, por exemplo: a diferença na pele do rosto que cicatriza muito melhor do que a pele das costas. Assim, nasce toda uma ciência médica, a dermatologia, que deve estudar as características da pele e seus anexos, como pelos, cabelos e unhas.

Neste post, vou falar um pouco sobre o cabelo e suas três fases de crescimento, Por quê? Porque, sejamos honestos: temos medo de perdê-lo e entender suas fases nos permite saber onde funciona cada tratamento medicamente recomendado.

Trocar de cabelo?

Quem nunca ouviu esta expressão: “Meu gato ou cachorro está trocando de pelo”, referindo-se ao aumento na quantidade de pelos soltos nas roupas, no travesseiro ou no chão.

A mudança de pelos é realmente muito típica dos mamíferos, mas, para dizer algo triste, os humanos não fazem isso sob os mesmos estímulos que os animais que dependem de seus pelos para manter o calor corporal; É por isso que vemos o ator Hugh Jackman (Wolverine) com uma quantidade semelhante de pelo em todos os seus filmes, ah, e uma calvície mais acentuada a cada ano com suas gravações.

Crescimento do cabelo por fase

Para entender o que acontece com os cabelos curtos do “Grande Showman” e de todo ser humano, passemos agora a falar sobre o ciclo de vida dos cabelos e suas fases de crescimento.

Figura 1: Fases de crescimento do cabelo

Primeira fase: Anágena

Nossa favorita! Bem, a fase inicial do crescimento do cabelo, que dá origem ao cabelo humano característico, longo e pigmentado, levando os seres humanos a exigir um corte periódico. Esta fase é muito diferente em sua duração: na cabeça, pode durar anos (entre 2 e 6 anos), permitindo cabelos grandes; mas nos braços e pernas dura meses, é por isso que trançar as axilas pode ser apenas uma opção em filmes de humor ou casos excepcionais.

Então, podemos dizer que esta fase determina a velocidade de crescimento e o comprimento dos cabelos, usando como exemplo o queixo, que é o local onde há um crescimento mais rápido do pelo com 0,38 mm diariamente, devido à sua grande atividade celular, sendo o local onde existem alterações mais visíveis que podem ser devidas a toxinas, medicamentos ou hormônios corporais.

A coloração do cabelo ocorre nesta fase e, como um fato interessante, os melanócitos (fabricantes de pigmentos chamados melanina) funcionam apenas alguns ciclos; quando deixam de funcionar aparecem os cabelos grisalhos, são de composição muito diferente do restante, porque são menos manejáveis ​​e até crescem mais rapidamente, o que é muito evidente na barba e no bigode.

Segunda fase: Catágena

Nesta fase, o mais importante é mencionar que o tronco capilar é destacado dos vasos sanguíneos e as células morrem de maneira ordenada (apoptose), sendo de todas as fases a que menos dura (na cabeça, duas a três semanas), produzindo queratina abundante que, ao redor do folículo piloso, assume a característica na forma de uma torcida.

Terceira fase: Telógena – Exógena – Ketógena

É uma fase única, embora a dividamos em 3 para estudo médico. Aqui nós os sintetizamos para o máximo entendimento:

Antes do crescimento das duas fases anteriores, podemos ver que o corpo entra em uma fase perda de pelo organizada e esperada, que é completamente natural e começa reduzindo o comprimento do folículo em 50%, como podemos ver na Figura 1. De fato, quando enzimas proteolíticas (disjuntores de proteínas) são adicionadas entra na fase exógena e espera-se que perca até 100 folículos em todo o corpo por dia,  por isso não entre em pânico se você perder cabelo todos os dias e, uma vez que o folículo piloso esteja vazio, entra na fase ketógena que é simplesmente a hora em que um novo folículo capilar sai na fase anágena.

Como um comentário importante, a fase telógena (ou fase de substituição) é aquela que é desencadeada entre o primeiro e o terceiro mês após a realização de um transplante de cabelo; Isto faz você acreditar que há perda de cabelo após o procedimento, por quê?, porque o cabelo novo e saudável vem crescendo, ou seja, você notará que o cabelo cai, mas NÃO o folículo piloso e, com o tempo, você terá um cabelo novo e agradável. Sendo assim, quando falam conosco, assustados com a perda de cabelo, nós respondemos: Acalme-se em cerca de 100 dias, o novo cabelo começará a sair, os mesmos dias para reiniciar as fases de crescimento do cabelo.

Se você quiser saber mais sobre os ciclos de vida do cabelo, ou se tiver alguma dúvida em específico que você gostaria de esclarecer neste blog, fique à vontade para nos deixar seus comentários abaixo desta postagem.

Você também pode estar interessado

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*