Exercício em casa: criando bons hábitos
Por - Kaloni

Exercício em casa: crie bons hábitos que continuem após a crise

À medida que descansamos (estamos pensando que não realizamos mais caminhadas diárias, translados, etc.)  nosso corpo perde 40% da massa muscular, diminui nossa capacidade aeróbica, perdemos massa óssea em 8%, altera nossa humor e diminui a taxa de metabolismo.

Portanto, é importante realizar algum tipo de exercício; Em casa, temos mais elementos do que pensamos ter para fazê-lo. Vamos repensar que, quando terminar, as paredes que constroem nossa casa terão um significado diferente.

Para criar bons hábitos, há quem diga que leva 21 dias. Isto ocorre porque o cérebro deve ser reeducado através da neurogênese, o processo no qual novos neurônios são gerados e leva entre 21 e 66 dias, nos quais é “ensinado” a executar uma determinada ação, série de atividades, etc., é a fase que você deve “se acostumar”.

Se durante este período de distanciamento social, ensinamos nosso cérebro a seguir uma rotina em que a saúde do corpo e da mente é a principal coisa, contando com rotinas de exercícios em casa, é provável que, ao final desta etapa, tenhamos construído bons hábitos que eles nos acompanharão na iminente transformação que a sociedade está passando.

Cardio
O exercício cardiovascular é muito importante de várias maneiras, inclusive ajudando a queima de gordura, melhorando a saúde do coração e dos pulmões e mantendo os níveis saudáveis de colesterol e pressão arterial. Além disso, são ativados neurotransmissores que ajudam o sistema nervoso central: serotonina, anandamida, dopamina e endorfinas. Estas substâncias também ajudam a combater o estresse.

Em casa
*Pular corda: o horário inicial será marcado por sua condição física; dedique algum tempo e pratique por algumas semanas, para começar a aumentar gradualmente os minutos de salto.

*Faça burpees: fique de pé, agache-se, vá para o chão em uma prancha alta fazendo flexões, volte de lá, levante-se e pule com os braços esticados. Repita tanto quanto aguente.

*Alpinista: O exercício de alpinista, além de aumentar suas palpitações, fortalecerá os ombros, abdômen e pernas. Em uma prancha alta, descanse as duas mãos no chão, na largura dos ombros – cotovelos retos – enquanto uma perna é estendida e a outra flexionada, apoiando as pontas dos pés no chão. Como alternativa, os joelhos devem ir em direção ao peito, movendo-se como se você estivesse subindo. Aumente a velocidade conforme a técnica e a coordenação melhorem.

Força
Embora este tipo de atividade física seja muito exigente, você também verá que os benefícios são muitos; Ao realizar rotinas combinadas de cardio e força, os resultados serão mais visíveis. Entre os benefícios de trabalhar força estão a construção de massa muscular e a tonificação, o que leva os órgãos internos a estarem em suas posições corretas; portanto, suas funções também serão ótimas; Além disso, a digestão é melhorada, a postura, as articulações e os ossos são mais protegidos devido à força dos músculos, entre outros.

Em casa
*Prancha: Coloque os antebraços no chão e descanse os dedos do pé no chão – mantenha os quadris na altura dos ombros – e contra o abdômen por 20 segundos para começar. Repita de três a quatro vezes e aumente o tempo de resistência dentro da postura.

*Parte Inferior do Tríceps: Em uma poltrona, banco ou cadeira, coloque as mãos, estique os pés e use os calcanhares como apoio no chão. Contraia os glúteos e o abdômen, dobre os cotovelos, suba e desça lentamente. Faça quantas repetições você suportar no início e, como nas outras atividades, aumente gradualmente.

*Agachamento: eles são básicos, mas muito funcionais, e ajudam a fortalecer toda a parte inferior do corpo, bem como o abdômen. Fique em pé, com os pés abertos na largura dos quadris, empurre os quadris para trás como se fosse se sentar, mas tome cuidado: verifique se os joelhos não excedem as pontas dos dedos dos pés. Você pode fazer uma série entre os exercícios anteriores e este.

Saúde mental e física
Apesar de há alguns anos o conceito de saúde mental ter sido usado com mais frequência para demonstrar a pouca atenção que prestamos aos problemas psicológicos que a população sofre em todo o mundo, como ansiedade, depressão, pânico, entre muitos outros, devemos continuar comunicando a importância de permanecer saudável a este respeito.
Embora a prática de atividades físicas e exercícios não substitua qualquer tipo de tratamento, eles são muito úteis, ioga e meditação estão entre as opções mais populares.

Em casa
Existem muitos aplicativos, canais do YouTube e sites que oferecem diferentes estilos de ioga e meditação. Alguns dos estilos que recomendamos são:

*Hatha Yoga: Melhore sua flexibilidade, a estabilidade do seu sistema nervoso central e sua respiração através de posturas e sua repetição em sessões de 20 a 60 minutos. Existem sessões para iniciantes, intermediários e avançados. As posturas realizadas também ajudam a fortalecer ossos, músculos e a serem mais atentos.

*Meditação da Atenção Plena: Este tipo de meditação nada mais é do que focar a atenção em um ponto específico; Pode ser a respiração, o corpo, o sistema motor, etc. Por exemplo, caminhe devagar, observando cuidadosamente quais partes do seu corpo estão relacionadas, como elas se movem, que temperatura estão, como se sente ao executar uma ação cotidiana, mas com todos os seus sentidos abertos. Ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

*Kundalini Yoga: Suas posturas são simples e o foco principal está no relacionamento respiração-movimento, que às vezes aumenta com a “respiração de fogo”. Você trabalhará os níveis osteomuscular, respiratório, digestivo, circulatório, nervoso e glandular.

Com estas atividades, você pode criar sua própria rotina, misturar o que mais gosta e criar hábitos saudáveis que o acompanham fisicamente, mentalmente e emocionalmente no momento, mas também pensando no futuro que está por vir.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*