raspar-cabelos-criancas
Por - Kaloni

Raspar o cabelos das crianças muda a espessura dos cabelos?

Você já reparou que vivemos de mitos de nossos avós? São tantos! E eles são tão repetidos em nosso meio que acabamos acreditando neles cegamente, sem questionar a veracidade ou a lógica que eles têm, água com açúcar acalma os nervos, consumir manga com leite faz mal à saúde ou se arrancar um fio de cabelo branco nascem dois. Aqui estão alguns exemplos excelentes:

Mitos mais frequentes herdados de nossos avós 

1. O diabetes é causado por sustos ou raiva: excelente esse mito para jogar na cara do cônjuge a vida inteira, porque, por causa dele, temos uma doença horrível, completamente falsa. Embora existam pessoas convencidas de que um susto ou raiva foi o que causou o diabetes, isto não é inteiramente verdade. É uma doença gradual, progride lentamente e progressivamente em diferentes estágios. Isto significa que ninguém se torna diabético do dia para a noite apenas por ter passado forte susto ou por ter medo; para você ter diabetes, você deve primeiro ter passado por uma série de estágios.

2. Água com açúcar acalma os nervos. Lamento decepcioná-los mas, isso não é verdade. Os grãos adocicados até induzem a liberação da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar. Mas a reação não é tão ligeira assim. É muito mais válido e saudável oferecer um chá de camomila ou um fitoterápico à base de maracujá. Assim que é um mito!

3. Manga com Leite faz mal, menino! Verdade que você acreditava nisso? Quem nunca ouviu essa frase alguma vez na vida? Aí que está a explicação de tudo. Essa crendice popular é muito antiga e nos leva à época que a escravidão era uma realidade no Brasil. Proibir os escravos de comerem as mangas (frutas originárias da Índia, eram consideradas nobres, sendo destinadas somente à elite da época), impidi-los de comer era algo quase impossível, havia uma grande abundância da fruta. Como já sabemos, um dos ingredientes mais empregados na alimentação dos escravos era o leite. Na época da manga, eles roubavam a fruta para comer e para evitar o “prejuízo”, os senhores de engenho inventaram a crença de que manga com leite faria mal, que a mistura levaria o indivíduo à morte, justamente para os escravos não comerem da fruta. 

4. Se arrancar um fio de cabelo branco nascem dois. Na verdade, o que determina o aparecimento dos fios brancos é a genética de cada pessoa. “Dizem que arrancar um fio branco equivale ao nascimento de sete”, os dermatologistas não reconhecem essa crença popular. Não há nenhum estudo ou pesquisa que comprove esta informação. Ou seja, se o branco te incomodar e te pegar desprevenido, simplesmente arranque!

Por que raspar o cabelo das crianças não ajuda a engrossar os cabelos?

Lembrando o nosso artigo sobre as fases do crescimento capilar, vimos que, à medida que o cabelo cresce, ele passa por importantes mudanças e é suscetível a fatores como alimentos, medicamentos e hormônios. Isto nos permite ver algo importante: o cabelo muda.

Quando um bebê (com menos de 1 ano de idade) sai para o mundo, muitos de seus órgãos continuam amadurecendo e o cabelo não é exceção, porque podemos até notar mudanças recorrentes na forma, crescimento e queda do mesmo.

Quando raspamos a cabeça do bebê, notamos perfeitamente como o cabelo está crescendo naquele momento, sem ser coberto por cabelos compridos. Em outras palavras: o cabelo do bebê tende a engrossar naturalmente, independentemente de estar raspado ou não. Se pudéssemos medi-lo, perceberíamos que, à medida que o cabelo cresce, a ponta é mais fina que a raiz.

A verdade é que nada do que fazemos mudará sua aparência futura. As características dos cabelos pequenos são pré-determinadas pela genética.

Agora, se você decidir raspar sua cabeça hoje, sendo um homem com calvície, com mais razão, podemos garantir que isso não terá nenhum efeito no comprimento ou na espessura do cabelo.

O que posso fazer agora, que sei que raspar o cabelo das crianças não funciona?

Bem, muito simples: não tente raspar com a intenção de alterar as características do seu cabelo; Eu insisto, isso não funciona. Melhor aproveitá-los em todos os momentos de seu crescimento, garantir uma dieta equilibrada e manter a higiene do couro cabeludo. Em breve falaremos sobre este tema. Fique ligado no nosso blog.

Agora que, se você já sabe e está procurando uma solução para si, e procura fortalecer seus cabelos, recomendo que você vá com um profissional que valorize seu problema de calvície ou perda de cabelo.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*