transplante-de-cabelo-como-saber-se-sou-candidato
Por - Kaloni

Transplante de cabelo: como saber se sou candidato

Como já sabemos, o transplante de cabelo é um procedimento eficaz para combater a queda de cabelo.

Consiste na extração dos folículos capilares da parte posterior da cabeça, resistentes à hormônio que causa a queda do cabelo, e são colocados nas partes onde é necessário recuperar densidade ou preencher falhas.

Ao contrário de outros transplantes, o único doador pode ser o mesmo paciente, desta forma garante-se que não haja rejeição do corpo para o folículo em uma área diferente; Até hoje não existe um método eficaz para outro paciente doar cabelo, embora haja grandes avanços na clonagem capilar.

Ser ou não candidato a um transplante de cabelo depende de diferentes fatores. Aqui estão alguns pontos importantes: 

transplante de cabelo avaliação

Viabilidade da área doadora

A área doadora está localizada na parte posterior e lateral da cabeça, por isso é importante fazer uma análise tricológica que nos permita conhecer a área doadora, quantos folículos existem por centímetro quadrado e determinar se é viável extraí-los sem danificar esta área e também quantos poderiam ser extraídos.

Tipo de alopecia

O tipo de alopecia é importante. Há momentos em que a queda de cabelo está relacionada a fatores como estresse ou doença autoimune (alopecia areata), que na realidade seria uma perda temporária, ou seja: o folículo piloso permanece no lugar, então o cabelo crescerá novamente com a ajuda de tratamento adequado. 

Isto também se aplica a áreas com cicatrizes, pois é importante verificar se a área tem fluxo sanguíneo suficiente para que os folículos sejam implantados com sucesso (alopecia por cicatriz).

Somente quando a perda é permanente – o folículo piloso não está mais no lugar – é que um novo cabelo pode ser transplantado. Por exemplo, ser diagnosticado com alopecia androgenética (também chamada de hereditária) pode nos tornar candidatos.

Nossa idade

É preferível fazer um transplante de cabelo após os 25 anos, pois se você for mais jovem, a alopecia pode continuar a se desenvolver com o passar dos anos. É preferível esperar um pouco para ter uma visão ampla do problema e a partir daí encontrar a solução adequada.

natureza do cabelo e transplante capilar

Natureza do Cabelo

A espessura do cabelo também é importante; Quanto mais espesso o cabelo mais cobrirá a área afetada, mesmo que seja a mesma quantidade de cabelo transplantado que é naturalmente fino. A quantidade e a qualidade do cabelo são importantes.

História médica do paciente

É necessário conhecer a história clínica de cada paciente para saber se ele é ou não candidato ao transplante capilar. Existem doenças de todos os tipos que, se não controladas, podem resultar na contraindicação definitiva do transplante capilar; no couro cabeludo seriam aqueles ativos inflamatórios ou infecciosos.

Sabemos que a recuperação do cabelo é uma questão muito importante para muitos de nós, mas lembre-se que o tratamento vai depender de diversos fatores, portanto, fazer uma avaliação é fundamental, para que os especialistas em transplante capilar possam orientar neste processo.

Compartilhamos mais detalhes

O transplante capilar só pode ser realizado quando o doador e o receptor são a mesma pessoa. Se o transplante for tentado com folículos estranhos, as chances de rejeição se multiplicam.

Mas a ciência não para, passos ainda estão sendo dados na clonagem capilar, que consiste em modificar células-tronco para criar outras células com poder de fazer cabelo quando inseridas no paciente.

Da mesma forma, algumas empresas dedicadas à cosmetologia estão trabalhando no desenvolvimento de impressões 3D, conhecidas como bioimpressão de um folículo piloso funcional. No entanto, estes processos ainda estão em fase de experiência.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*