eficacia-shampoo-queda-cabelo-fb
Por - Kaloni

Eficácia dos shampoos para queda de cabelo

É muito comum ficarmos impressionados com as diferentes marcas que oferecem shampoos para parar a queda de cabelo. Alguns com “história longa” no mercado, outros mais inovadores e com fórmulas aprimoradas. Para descobrir qual produto você deve escolher, aqui detalhamos alguns pontos-chave.

Para cada problema, uma solução

Vamos começar entendendo que existem inúmeras causas que podem estar relacionadas à queda de cabelo: 

  • eflúvio telógeno
  • predisposição genética
  • distúrbios hormonais
  • falta de nutrientes
  • queda por tração 
  • enfraquecimento da haste do cabelo
  • causas autoimunes.

É importante saber qual é o gatilho da queda de cabelo, para distinguir a queda de cabelo por eflúvio telógeno da queda de cabelo por quebra da haste capilar – o que nem sempre é claro do ponto de vista do paciente – para poder lidar eficazmente e resolver o problema real subjacente. 

Shampoo, a panacéia capilar

Geralmente aos primeiros sinais de queda de cabelo procuramos uma solução imediata, desde remédios naturais com pimenta, ovo ou café, até algum shampoo antiqueda disponível em lojas e supermercados, e só às vezes, após uma pesquisa no google, recorremos aos produtos de grau farmacêutico ou dermocosméticos

No entanto, é preciso dizer que procurar um produto “às cegas”, sem saber as verdadeiras causas do problema, ou as propriedades ou ativos que o seu cabelo realmente necessita, pode ser contraproducente. Portanto, é importante que você consulte um especialista.

Vamos levar em consideração que a principal função de um shampoo é manter o cabelo e o couro cabeludo limpos. Soma-se a isso uma série de qualidades esperadas de um produto especializado. 

shampoo-antiqueda-1

Além de limpar, um shampoo deve: 

  • Ser nobre com a pele, que não resseque os cabelos e não os deixe muito oleosos; que favoreça a aparência e a estética dos seus cabelos (lisos, cacheados, tingidos); que se adapte às necessidades de cada pessoa, bem como à idade e hábitos individuais.
  • Ter cor, aroma e apresentação agradáveis, que produza espuma em águas fortes e suaves, que seja químico e fisicamente estável, que possua propriedades condicionantes, que seja biodegradável ou pelo menos “ecológico”.
  • Oferecer um efeito positivo em problemas específicos de cabelo e couro cabeludo, atuando no controle da caspa e dermatite seborréica, fortalece os cabelos e previne a queda. 

A formula perfeita

De acordo com a literatura especializada, a relação recíproca entre a tecnologia cosmética e a terapia médica se reflete nos avanços na formulação de shampoos. Isto tornou possível combinar os benefícios dos produtos cosméticos para o cuidado do cabelo com a eficácia dos medicamentos. 

Ou seja, não existe uma fórmula única que resolva a queda de cabelo, é preciso buscar um tratamento abrangente que combine diferentes métodos, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Neste sentido, o shampoo representa apenas 10% do tratamento abrangente para casos, por exemplo, de alopecia androgenética.

Existem certos shampoos com ativos clinicamente comprovados para tratar cabelos frágeis (cujas fórmulas podem conter biotina, minerais, aminoácidos e alguns extratos botânicos) que são o complemento ideal para medicamentos para combater a queda de cabelo.

Shampoo antiqueda 

Já mencionamos que o cabelo é um aglomerado de proteínas que se acumulam e avançam em direção à superfície; Também falamos anteriormente sobre como ocorre o ciclo de vida do cabelo . Lembre-se de que a raiz folicular, onde nasce o cabelo, está localizada a uma profundidade de 3 a 4 milímetros da epiderme.

Ao aplicar o shampoo na pele, ele não consegue penetrar no folículo, portanto, não influencia diretamente na haste do cabelo. No entanto, ajuda a manter a saúde da raiz capilar e do couro cabeludo, bem como as condições adequadas para melhorar a eficácia de outros tratamentos, além de ativar a circulação através da massagem, o que facilita o fornecimento de nutrientes pela corrente sanguínea.  

É por isso que os shampoos por si só não param magicamente a queda de cabelo ou estimulam diretamente o seu crescimento. Os especialistas recomendam usá-los como complemento a outros medicamentos infiltrados ou administrados por via oral. Por exemplo, em combinação com tratamentos vasodilatadores (minoxidil), acompanhados de complexos vitamínicos e suplementos (biotina ou arginina), ou o uso de bloqueadores de testosterona (finasterida, dutasterida) para tratar a alopecia androgenética. 

Modo e frequência de uso

A frequência da lavagem dos cabelos com um shampoo antiqueda é uma das perguntas mais frequentes dos pacientes. Mais produto não significa melhor resultado. Falaremos mais a fundo sobre isto em breve. 

Em termos gerais, a recomendação mais frequente é lavar os cabelos diariamente. Aplicar uma pequena dose, dependendo do comprimento do cabelo e massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Enxaguar bem com água morna e certificar-se de remover todos os resíduos do produto.

Às vezes sugere-se alternar o uso de um shampoo fortificante (antiqueda) e um shampoo regulador de sebo.

Então, funcionam ou não?

Concluindo, podemos dizer que os shampoos antiqueda com fórmulas especializadas, além de limpadores do couro cabeludo, sem dúvida atuam na prevenção de danos à haste capilar e queda de cabelo por quebra. Mas se você tiver que resolver o problema pela raiz, é melhor procurar tratamentos abrangentes que ofereçam uma solução eficaz.

Para saber qual é o melhor tratamento para você, consulte nossos especialistas da Kaloni. Agende sua avaliação on-line.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*