lavar-o-cabelo-agua-fria
Por - Kaloni

Lavar o cabelo com água quente ou fria?

Existem vários mitos em torno dos cuidados e a limpeza dos cabelos. Muito se tem falado sobre os benefícios de lavar o cabelo com água fria, mas é realmente tão bom quanto você pensa? No post de hoje tiraremos algumas dúvidas para saber o que acontece com o seu cabelo quando você varia a temperatura da água durante o banho, seja ela fria ou quente para o enxágue.

O que acontece quando você lava o cabelo com água fria?

Em primeiro lugar, é fundamental ressaltar que lavar os cabelos com água quente e fria afeta o couro cabeludo, mas nunca o próprio cabelo. Isto porque a água fria sela a cutícula do cabelo, o que serve para protegê-lo das baixas temperaturas. 

Este processo de selagem é benéfico após uma transformação molecular no cabelo causada pelo uso de tinturas ou tratamentos de alisamento . Nestes casos, a água fria facilita o fechamento da cutícula, permitindo assim a modificação molecular dos fios tratados. 

Outro benefício de lavar os cabelos com água fria é que promove a ativação da circulação sanguínea na cabeça . Isto ocorre porque quando a temperatura corporal cai, ocorre um efeito rebote, que resulta no corpo humano aumentando o fluxo da corrente sanguínea para o couro cabeludo, a fim de equilibrar a temperatura. 

O aumento da corrente sanguínea tem um benefício decisivo para a saúde do cabelo; quanto mais sangue flui para o couro cabeludo, maior é a quantidade de oxigênio, nutrientes e água que flui através dos folículos capilares . Se você aumentar a nutrição do cabelo, também aumentará significativamente o desenvolvimento de novos cabelos. Isto explica porque é tão benéfico lavar o cabelo com água fria, mas como veremos a seguir, nem sempre é assim. 

Desvantagens de escolher lavar o cabelo com água fria

Cada pessoa tem uma resistência diferente a baixas temperaturas e tomar banho com água fria pode causar estresse. Este estado pode afetar inexoravelmente a saúde do cabelo. Quando isto acontece nosso corpo tende a destinar seus recursos para equilibrar a temperatura corporal, porém o cabelo não é uma prioridade. Portanto, os nutrientes, ao invés de irem para os folículos pilosos, são direcionados ao sistema nervoso central para compensar a alteração causada pela água fria. 

Consequentemente, é preferível que a temperatura da água nunca ultrapasse os níveis de exagero, optando sempre por lavar os cabelos com água à temperatura ambiente, com uma ligeira inclinação para a frescura da mesma. Isto aumentará a corrente sanguínea do cabelo sem colocar o corpo sob estresse, melhorando assim a saúde do cabelo. 

Água quente é prejudicial à saúde do cabelo?

Lavar o cabelo com água quente não representa risco, desde que a temperatura da água não ultrapasse os níveis aceitos pelo bom senso . Se escolhermos a opção de água quente, perderemos os benefícios de optar por fazê-la com água fria. Principalmente se você tiver cabelos cacheados ou crespos, lavar o cabelo em água quente pode não ser a melhor opção. 

Convidamos você a visitar uma das clínicas Kaloni para receber uma consulta totalmente gratuita a fim de analisar o estado atual de seus cabelos e apresentar a solução mais adequada para o seu caso. Da mesma forma, no blog de notícias Kaloni continuaremos compartilhando informações para o cuidado integral de sua imagem. 

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*