queda de cabelo devido a infecção sexualmente transmissível
Por - Kaloni

Eu posso perder cabelo por uma infecção sexualmente transmissível?

Sejamos honestos e aceitemos que o mundo moderno gira em torno do sexo. Desde os tempos antigos, havia livros feitos à mão com desenhos sugestivos, e nos dias de hoje esses tópicos simples começaram a se tornar sexuais. Desta vez, falaremos especificamente sobre infecções sexualmente transmissíveis que podem causar queda de cabelo.

Doenças sexualmente transmissíveis que causam queda de cabelo 

O sexo é tão importante na vida que nos ensinaram a importância de ter muitos parceiros sexuais e vamos lá! Não é ruim, nem é o número de parceiros que uma pessoa tem uma qualificação moral, mas a cultura, especialmente masculina, não andou de mãos dadas com o desenvolvimento de uma educação sexual que faz uso comum de preservativos e visitas recorrentes ao médico. 

Existem algumas doenças sexualmente transmissíveis que você deve conhecer e que curiosamente causam perda de cabelo e, é claro! Eles poderiam ser evitados com o uso de preservativos.

Sífilis

É comum pensarmos que esta doença é controlada, mas de acordo com relatos do Ministério da Saúde, em 2018, houve um aumento com 50% dos novos casos. Esta doença é caracterizada pelo aparecimento inicial do famoso cancro em uma fase primária, mas em uma fase secundária pode haver o aparecimento de mancha generalizada que sai do tronco e pode cobrir todo o corpo, incluindo as mãos e o couro cabeludo, causando perda de cabelo.

Se a sífilis não for tratada, pode se tornar neurossífilis, o que é fatal.

VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana)

Este vírus que tem dado muito o que falar no mundo e sua maneira de aumentar a distribuição nos países pobres tem muitas maneiras de se apresentar no corpo, porque não se trata apenas de perder linfócitos CD4 (células de defesa que matam o vírus) Também altera o modo de comportamento das diferentes células do corpo, causando diferentes reações cutâneas (da pele).

Por si só, o HIV não causa perda de cabelo, mas causa alterações no corpo que se tornam outras condições. Por exemplo, uma das condições de pele associadas ao HIV é a dermatite seborreica ou também chamada caspa. Quando a inflamação no couro cabeludo é grave, é necessário tratamento com um especialista.

Além disso, devido à falta de células de defesa, existem muitos fungos e bactérias que proliferam e geram doenças importantes. As doenças fúngicas oportunistas incluem tinea capitis, que pode causar perda e perda de cabelo permanente.

O que fazer?

Se você teve relações sexuais desprotegidas, é vital que você faça testes específicos que possam determinar se você tem ou não alguma infecção ou doença sexualmente transmissível.

 Atualmente, as pessoas com HIV têm um excelente prognóstico de vida e muitas morrem de problemas de saúde não associados à HIV, mas sífilis, gonorreia e herpes são um problema que pode ser fatal.

Há quanto tempo você não faz um check-up?

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*