eunucos-tem-mais-cabelo
Por - Kaloni

Os eunucos têm mais cabelo?

Recentemente, falei neste blog sobre a influência da testosterona na perda de cabelo. Isto nos levou a refletir sobre outros aspectos relacionados aos hormônios masculinos, e surgiu inevitavelmente a pergunta: os eunucos têm mais cabelo? 

Embora a resposta doa: Sim, como vimos em textos anteriores, grande parte da calvície é causada pela di-hidrotestosterona (DHT), que é um derivado do hormônio produzido nos testículos, então: sem testículos – sem testosterona – não PUM de di-hidrotestosterona! Calvície fixa. Quem diria que era tão simples, certo? 

Embora saibamos que a amputação testicular não é uma opção viável para a calvície, aqui apresentarei alguns fatos interessantes que o deixarão atento.

Quando não ter testículos era genial

Em quase todas as culturas do mundo, a sexualidade está essencialmente ligada à penetração e procriação. No entanto, em algum momento da história, foi útil ter um guardião no harém que não pudesse penetrar ou procriar. E assim os eunucos sem testículos eram perfeitos.

 Tão importantes se tornaram os eunucos nas altas classes sociais que muitas famílias pobres castravam seus filhos para que fossem gradualmente educados e, assim, dedicadas a servir as famílias ricas ou governantes. Muitos deles acabaram desfrutando de grande credibilidade, salário e atuaram como conselheiros do tribunal, empresa, educadores ou administradores. Talvez Lord Varys de Game of Thrones seja o exemplo mais próximo destes personagens com os detalhes que, segundo a ciência, não devem ser calvos. 

Outra figura que também tinha a ver com castração, mas não com um harém, era a dos castrati, pois estas eram as estrelas brilhantes do cenário, mas com um passado mais que escuro.

No início do catolicismo apostólico romano, as mulheres eram proibidas de cantar louvores; portanto, no canto gregoriano clássico, apenas homens e anos depois as crianças participavam, tinham habilidades vocais de soprano (voz mais alta nas mulheres) e mezzosoprano (voz). intermediário em mulheres). Mas havia um grande problema digno do padre Maciel: elas cresciam! E a voz ficava mais grossa, perdendo a qualidade da “voz angelical”, de modo que foi encontrada uma resposta brilhante, típica de um mundo que queimava bruxas: antes da puberdade você tem que remover os testículos. Sim, os testículos, enfim e depois de tudo medieval. 

Digo a você que uma das vozes mais aclamadas pelos escritores da época foi a do castrado Farinelli, que, segundo se diz, cantou como soprano e fascinou o mundo. Pena que não havia gravações! 

Este é um grande filme que você pode ver sobre a vida de Farinelli.

Além de cabeleira abundante, bons amantes? Deixe-nos algo Senhor! 

Os mórbidos não esperaram, e em torno dos castrati e eunucos, os rumores de serem grandes amantes haviam corrido pelo mundo. O imaginário coletivo os via como cúmplices perfeitos, porque sem testículos não há gravidez. Mas, pensando no desempenho sexual “convencional”, era improvável que eles obedecessem, porque, na ausência de testículos, não era possível manter uma ereção. No entanto, alguns textos sobre sexologia, além do senso comum, nos fazem pensar: quem precisa de uma ereção com um pouco de imaginação? Poderia ser o caso dos eunucos? Já dos hindus, com seu livro sagrado Kamasutra, até o início da sexologia ocidental com os famosos sexólogos Masters e Johnson havia nos advertido de que a sexualidade era vivida na plenitude de todos os elementos e não focada no órgão sexual. Talvez os eunucos precisassem aprender algo! 

Bem-vindo ao futuro, por favor: não castre-se

Além da proibição de castração em todo o mundo, hoje existem várias opções para parar a enzima que converte a testosterona na temida di-hidrotestosterona. Entre eles, podemos encontrar 1mg de Finasterida, que atrasará bastante a perda de cabelo; o Minoxidil que aumenta a fase do crescimento ativo do cabelo e a joia da coroa: o transplante capilar, que tem a vantagem de poder ter uma voz firme e viril, ao mesmo tempo em que mostra sua capacidade pessoal de transformar os frutos do seu trabalho em bem-estar e masculinidade.

Ter gônadas e estar calvo, está bem, porém ser capaz de manter o cabelo e as gônadas é PODER.

Imagem principal: Cortesia de Screenbound Pictures de Farinelli [1994].

Também pode ser de seu interesse

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*