calvície-em-tempos-de-covid19
Por - Kaloni

Calvície em tempos de Covid-19: As consequências do confinamento

Você notou que nesses meses de confinamento devido ao Covid-19, o cabelo cai mais do que o normal? Talvez você pudesse fazer um emaranhado gigante de fios de cabelo com os que encontra em seu travesseiro, no chuveiro, em suas roupas ou no chão.

E embora seja normal perder entre 100 e 150 fios de cabelos por dia, os especialistas hão alertado sobre um aumento  nos casos de alopecia e consultas virtuais para tirar dúvidas sobre a queda de cabelo.

Até que ponto é normal passarmos por esta situação? Quais são os fatores que desencadeiam esta queda de cabelo acelerada? Que outros problemas de saúde estão relacionados à perda de densidade do cabelo? Devo me preocupar?

Para responder a estas perguntas e conhecer em detalhes os principais problemas de calvície na época do Covid-19, conversamos com o Dr. Steven Walker, cirurgião especialista em tricologia e microtransplante capilar da clínica Kaloni Bogotá, e foi o que ele nos explicou .

Se meu cabelo está caindo mais do que o normal, devo me preocupar?

Que os homens com alopecia eram mais propensos a contrair coronavírus. Esta teoria foi descartada devido à falta de rigor nas investigações. Além disso, se fosse verdade, terapias antiandrogênicas poderiam ter sido implementadas para atacar o vírus.

No entanto, a perda da densidade capilar permanece uma preocupação latente durante o confinamento. Na verdade, como o Dr. Walker comenta, durante o primeiro semestre de 2020 “um maior número de casos de alopecia areata (causas autoimunes), especialmente em pacientes que tiveram uma história de alopecia areatas anterior, bem como nos casos de alopecias associadas ao estresse, como o efluvio telógeno”.

As pesquisas on-line sobre problemas de alopecia aumentaram consideravelmente nos últimos meses.

Como saber qual é o seu caso? Neste blog, falamos anteriormente sobre os diferentes tipos de alopecia e como detectá-los. É recomendado que peça um diagnóstico personalizado para identificar as causas que estão causando a perda de mais cabelo do que o normal, e a solução médica mais adequada para controlar a queda. 

Entretanto, deixamos-lhe estes pontos principais para lhe dar uma ideia do que pode estar afetando o seu cabelo nesta temporada.

Fatores que agravam a calvície em tempos de Covid-19

  • Mudanças no estilo de vida: A mudança de horários, novas rotinas, a falta de mobilidade devido ao isolamento, a diminuição das atividades recreativas e da convivência social, até mesmo a menor exposição aos raios solares, podem estar gerando alterações no funcionamento do organismo, incluindo o funcionamento de folículos capilares.
  • Nutrição deficiente: Embora comer em casa possa ser considerado a opção mais higiênica e saudável, cargas de trabalho excessivas ou desorganização não têm permitido uma alimentação balanceada, principalmente para quem não costuma cozinhar e procura algum lanche ou alimento processado para “economizar tempo e esforço”. Como já dissemos antes, a falta de nutrientes é uma das principais causas da queda de cabelo.
  • Home office / estresse laboral: Em breve falaremos muito sobre este aspecto. É verdade que já foram publicados estudos que mostram que as cargas de trabalho têm se intensificado, fazendo com que as pessoas invistam mais tempo do que deveriam. Isto influencia no aumento do estresse e, portanto, apresentam alopecia como o eflúvio telógeno.

Investir horas extras no trabalho e reduzir o tempo de descanso pode estar afetando diretamente o seu cabelo.

  • Fatores psicológicos, incerteza e medo: A pandemia Covid-19 trouxe consigo uma onda de medos e incertezas em face das ameaças presentes e futuras, reais e imaginárias. Falamos do medo de sofrer da doença, da incerteza sobre o que pode acontecer se adoecer, da incerteza devido à situação socioeconômica, da possibilidade de perder o emprego, do medo de morrer ou de um parente morrer. Ou até mesmo das pessoas que tiveram algum familiar em estado crítico ou que perderam um ente querido por covid, podem passar por um quadro depressivo-ansioso que causa queda de cabelo.
  • Problemas intrafamiliares: O confinamento tem levado a uma coexistência em tempo integral com o relacionamento e/ou família. As diferenças ou dificuldades entre os membros podem se manifestar com mais frequência, a ponto de gerar problemas de violência ou frustração e raiva contínuas. Tudo isto causa tensão emocional e, consequentemente, alterações metabólicas que afetam diretamente os cabelos. Por isso, também é importante refletir sobre o papel da masculinidade e as diferentes formas de violência do micromachismo.

Veja: O que são micromachismos e como redirecionar meu comportamento diante deles

Como controlar a queda de cabelo durante o confinamento?

Embora estejamos em um período de anormalidade, devemos tentar tirar proveito disto. A grosso modo, o Dr. Walker nos deixou algumas recomendações gerais para tornar este tempo de confinamento mais suportável e, aliás, para cuidar do seu cabelo.

Reserve um tempo para preparar e comer refeições saudáveis ​​e balanceadas.

“A saúde psicológica é algo a que você também deve prestar atenção”, diz o Dr. Walker. É importante que se você se sentir estressado, tiver insônia, se sentir com sobrecarga de trabalho, se houver conflitos intrafamiliares, peça ajuda a um profissional ”.

Agradecemos ao Dr. Steven Walker, cirurgião especialista em tricologia e microtransplante capilar, por seu apoio na preparação deste artigo.

Também pode te interessar

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*