Doenças que causam queda de cabelo
Por - Kaloni

Doenças que causam queda de cabelo

A queda de cabelo pode ocorrer devido a algumas doenças e por isso é imprescindível encontrar o que a causa precocemente para que um profissional possa sugerir o tratamento mais adequado.

São inúmeras as doenças que causam alopecia, fragilidade ou fraqueza no cabelo. Algumas delas serão expostas a seguir:

Alopecia areata

Consiste em uma condição que causa perda de cabelo e que causa autoimunidade no corpo. As próprias defesas do corpo atacam os folículos capilares. No momento em que os glóbulos brancos atacam os folículos capilares, interrompem o crescimento normal do cabelo, causando irrevogavelmente sua perda. Alopecia areata ataca mais comumente crianças e adultos jovens. A razão específica do seu aparecimento é desconhecida, porém é notada com surpreendente facilidade ao observar falhas na superfície da cabeça. Esta perda pode ocorrer nas sobrancelhas, pelos faciais e nos cílios.

Lúpus

Esta doença autoimune precisa de um desencadeante do meio ambiente, como exposição ao sol, uma infecção ou distúrbios hormonais (como ocorre na gravidez) para poder surgir. O lúpus danifica diferentes órgãos do corpo, causando uma miríade de sintomas e provoca fadiga, forte dor de cabeça e dor nas articulações, anemia, queda de cabelo e coagulação sanguínea anormal.

Diabetes mellitus 1 e 2

Esta doença é caracterizada por grandes quantidades de açúcar no sangue. Este distúrbio interage com os glóbulos vermelhos de modo que são sintetizados em uma composição chamada hemoglobina glicada. Esta composição modificada causa uma alteração nas células vermelhas do sangue, tornando-as mais tensas do que o normal e causando entupimento entre as paredes dos vasos sanguíneos. Por esta razão surgem problemas vasculares e de circulação. Quando isto acontece, os capilares que fornecem sangue aos folículos capilares enfraquecem e fazem com que o cabelo caia. Além disso, quando ocorre um alto nível de açúcar no sangue, a pessoa que a sofre pode correr maior risco de sofrer infecções bacterianas e fúngicas que reduzem consideravelmente a saúde do couro cabeludo, destruindo finalmente os folículos capilares.

Anemia ferropriva

Na anemia por deficiência de ferro, há um déficit no número de glóbulos vermelhos (hemoglobina). Se o seu cabelo cair ou se notar que não cresce regularmente, é aconselhável fazer uma análise ao sangue para saber os seus níveis de ferritina e hemoglobina. Com um tratamento à base de suplemento de ferro absorvido por via oral, os cabelos podem voltar ao crescimento normal.

Banheira 

A perda de cabelo é um sinal óbvio desta condição causada por fungos dos tipos Microsporum e Trichophyton. Geralmente ocorre com o aparecimento de descamação no couro cabeludo, com variação em sua coloração típica de cor cinza. Frequentemente, o distúrbio causa o aparecimento de áreas calvas que causam uma coceira insuportável. Com o último, o folículo pode se desprender com infinita facilidade ou se tornar excessivamente frágil. O tratamento contra esta enfermidade se baseia em medicamentos antifúngicos cujos resultados impedem a infecção. Por isso, é imprescindível consultar um profissional.

Eflúvio telógeno 

O eflúvio telógeno é uma alteração do ciclo de crescimento do cabelo. É identificado por um modo quase insignificante de queda de cabelo no qual um número anormal de folículos capilares se move a uma velocidade incomum para o estágio telógeno (a fase de repouso em que o cabelo não cresce) e não se solta antes de dois meses. Não há sinais inflamatórios ou diminuição dos folículos estudados. As pessoas que sofrem desta doença percebem a queda de cabelo ao lavar ou pentear o cabelo. Isto pode ser causado por febre alta, perda de sangue, cirurgia, trauma, choque, ingestão de alimentos, regimes de choque, absorção ineficiente (de proteínas, ferro, zinco ou vitaminas) e distúrbios do sistema endócrino.

Da mesma forma, certas doenças que causam queda de cabelo são sexualmente transmissíveis, como infecção por HIV ou sífilis que causa queda de cabelo.

O catálogo seria interminável quando se tratasse de listar as doenças que podem causar queda de cabelo. O fundamental é que, na primeira indicação, você vá a uma clínica capilar especializada para ajudar a diagnosticar, sem margem de erro, a doença em questão e assim lhe oferecer a melhor solução.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*