Por que o cabelo enfraquece
Por - Kaloni

Por que o cabelo enfraquece?

Talvez um dos primeiros sinais que temos na alopecia androgenética seja o afinamento do cabelo, mas por que isto acontece? Existe algo que pode ser feito?

Recordemos da alopecia

Lembre-se de que a principal causa da calvície em homens é a suscetibilidade do folículo piloso ao hormônio  Dihidrotestosterona (DHT)

Os folículos sensíveis ao DHT são encontrados principalmente no topo da cabeça, enquanto os folículos resistentes são encontrados na parte inferior, de certa forma parecidos com os frades.

O que acontece com o folículo piloso?

Você se lembra do nosso texto sobre as fases do crescimento do cabelo? Não? Bem, vale a pena ler. O DHT faz com que o folículo (raiz do cabelo) afine, ou seja, diminui seu diâmetro e acaba desaparecendo, como o exemplo a seguir.

Perda de cabelo enfraquecido

Durante o processo de encolhimento do folículo piloso notaremos que o cabelo fica menor, mais fino, mais frágil e menos visível. Se você aplicar algum tratamento de estimulação, como Minoxidil, Plasma Rico em Plaquetas ou Finasterida, veremos crescer pequenos fios ali mesmo, onde os folículos estavam prestes a desaparecer.

Como o folículo é menor, ele desacelera o processo celular de crescimento e retenção na fase anágena, então ele vai cair mais cedo do que um folículo normal teria para durar.

Podemos parar a perda de cabelo e o afinamento?

Claro que podemos parar o processo de enfraquecimento e queda dos cabelos, mas sempre com cuidado e seriedade.

São muitos os produtos, desde shampoos, loções, pentes especializados com uma certa frequência de luz, aos melhores tratamentos testados em grandes laboratórios.

Aliás, esqueça o shampoo para placentas de bebês felizes, shampoo da vovó, pimentão verde, fezes de vaca, entre outros que só aumentam a conta bancária de quem os recomenda.

Tratamentos comprovados

Minoxidil: Ao dilatar (aumentar) o diâmetro das artérias, consegue maior nutrição para as mesmas, por isto auxilia na fase anágena do crescimento do cabelo, engrossando um pouco e também evitando que os folículos menores desapareçam, promovendo o crescimento de cabelo pequeno e fino como recém nascido.

Embora seja uma opção acessível para uma grande população devido ao seu custo, não é definitivo e exige muita perseverança porque quando o tratamento é interrompido, os efeitos são facilmente perdidos, o cabelo ganhado pode prontamente dar a impressão de que o paciente perdeu mais cabelo do que tinha anteriormente.

Finasterida: Este medicamento evita que a testosterona seja convertida em DHT e, portanto, ajuda muito na sobrevivência do folículo e do cabelo. Existem muitos estudos clínicos que o colocam em eficácia acima do minoxidil, mas, obviamente, requer supervisão médica.

Bioestimulação: O uso de fatores de crescimento ou outros medicamentos na forma de soro, infiltrados no couro cabeludo, são a forma mais eficaz de promover a formação de vasos sanguíneos, estimular a função dos folículos e engrossar os cabelos. Nossos especialistas em restauração capilar recomendam de 3 a 5 sessões, com intervalos de 7 a 15 dias entre cada sessão, embora possa variar dependendo de cada paciente. Os resultados são progressivos e visíveis 3 ou 4 meses após a aplicação do tratamento.

A Kaloni te ajuda a cuidar e fortalecer seu cabelo

Na Kaloni sabemos que há pacientes que, quando começam a perder cabelo, compram um shampoo, que não é de grau farmacêutico e que só ajuda a prevenir a quebra, mas não trata o folículo. Aí experimentam vitaminas de ginástica, Minoxidil, remédios caseiros … Aí usam penteados para disfarçar a falta de cabelo, e só até que a alopecia avance muito é que perguntam sobre implantes ou próteses capilares. Que tortura! Tanta espera por algo que poderia muito bem ter sido evitado imediatamente.

Se já reparou que o seu cabelo está mais fino e mais fraco, está a tempo de prevenir a alopecia e obter resultados satisfatórios com um tratamento eficaz para a sua vida. Aproxime-se de nossos especialistas.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*