queda-cabelo-por-covid
Por - Kaloni

Você teve Covid-19 e seu cabelo cai muito?

Você não é o único. Muitas pessoas que sofreram de Covid-19 passaram pela mesma coisa: começam a perder cabelo de forma inesperada e em grandes quantidades semanas após terem passado a fase aguda da doença.

Se por um lado perder o cabelo de uma forma inusual seja um tanto alarmante, devemos dizer que, especificamente neste contexto, não é tão grave como parece, mas merece atenção. 

Por que seu cabelo está caindo abundantemente?

Já aconteceu com você que quando você tem muitas preocupações, está passando por uma fase difícil, separação, perda do emprego ou até mesmo se submete a uma dieta rigorosa com rotinas extremas, você começa a notar mais entradas na testa ou caem mais fios de cabelo ao escovar? 

Agora vamos colocar em perspectiva o estilo de vida que tivemos nesse período, desde o início da pandemia do coronavírus. 

Por um lado, tivemos que enfrentar algumas dessas situações: 

  • Levar o trabalho para casa e aumentar o horário laboral.
  • Lidar com o isolamento e a redução das atividades físicas ao ar livre.
  • A convivência diária que pode gerar atritos ou violência no lar.
  • Perder o emprego ou ter sua renda familiar afetada.
  • O medo permanente de ser infectado ou de um membro da família ficar gravemente doente.
  • O medo de perder a vida ou a morte de um membro da família.

Isto nos leva a viver em constante estresse durante o confinamentoresultando no aumento da queda de cabelo.

queda-cabelo-covid-int-1

Por outro lado, falaremos sobre as pessoas que tiveram resultado positivo, foram infectadas pelo novo vírus e desenvolveram um quadro de doença respiratória grave:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Dificuldade para respirar
  • Diminuição da saturação de oxigênio

Além do estresse psicológico, enfrentaram alterações fisiológicas e/ou traumas corporais, cujas consequências podem ser crônicas.

Eflúvio telógeno por Covid-19

queda do cabelo por Covid-19 não significa necessariamente que você tem alopecia ou fique calvo, exceto que, além deste fator desencadeador, tem uma predisposição para alopecia androgenética ou alopecia areata. 

Na maioria das vezes , não é uma perda de cabelo permanente. É apenas uma queda temporária, relacionada ao ciclo de vida dos cabelos, algo que os médicos chamam de eflúvio telógeno. 

Há estudos que documentam casos de pacientes que, após 3 ou 4 meses depois de terem passado o estágio crítico da doença devido ao SarsCov-2 – alguns deles hospitalizados e tratados com antibióticos, corticosteroides e/ou hidroxicloroquina começaram a notar seus cabelos mais finos e uma queda maciça de hastes de cabelo1.

queda-cabelo-covid-int-2

Da mesma forma, foi relatado que pessoas com infecções mais graves por Covid-19 tendem a desenvolver respostas imunológicas que aumentam os níveis de citocinas pró-inflamatórias (proteínas que podem inibir ou promover certas funções no nível celular) e reduzir as proteínas anticoagulantes. Estes efeitos geram uma resposta orgânica ao estresse capaz de alterar o ciclo folicular, desencadeando um aumento na fase telógena.

Além disso, como já mencionamos, o ciclo de vida dos cabelos é afetado pelo estresse físico e/ou emocional, por alterações metabólicas (falta de nutrientes) ou por alterações hormonais. Uma vez detectadas e combatidas as causas, o eflúvio telógeno “desaparece” (o ciclo do cabelo se normaliza), e o paciente recupera sua densidade capilar.

Tratamento: Como posso ter meu cabelo de volta?

A primeira e mais importante coisa é ser paciente. O eflúvio telógeno costuma ser autolimitado, ou seja, regula-se a si mesmo e desaparece após no máximo 6 meses.

Ver: Realizar transplante capilar durante o confinamento, sim ou não?

Porém, a melhor forma de ajudar o corpo a recuperar os fios é fornecendo os nutrientes necessários para que os folículos possam continuar com a síntese da queratina, ou seja, gerar novos fios.

queda-cabelo-covid-int-3

Aqui estão algumas recomendações:

  • Fazer uma dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais.
  • Massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos para promover o fornecimento de sangue.
  • Usar produtos especializados com vasodilatadores, como o Kaloni Lotion e Shampoo.
  • Procurar por tratamentos intensivos e bioestimulação capilar, como mesoterapias com vitaminas e aminoácidos
  • Consultar um especialista sobre a opção de usar suplementos como biotina ou arginina.
  • Procurar ajuda profissional ou terapias para controlar o estresse.

Em nossas clínicas Kaloni, recomendamos que você solicite um diagnóstico on-line gratuito para avaliar seu caso, se você estiver apresentando eflúvio telógeno devido a Covid-19. Neste caso, nossa equipe médica irá acompanhá-lo e fornecer as soluções adequadas para você. Em breve falaremos com você em detalhes sobre os tratamentos intensivos e de bioestimulação que você pode encontrar em todas as nossas clínicas: uma solução eficaz e contundente no controle da queda de cabelo.


1Olds H, Liu J, Luk K, Lim HW, Ozog D, Rambhatla PV. Telogen effluvium associated with COVID-19 infection. Dermatologic Therapy. 2021;e14761. https://doi.org/10.1111/dth.147614of4 OLDS ET AL.

Deja un comentario

Não publicaremos seu e-mail.
*
*